Programa
Garantir que todos os portugueses têm acesso, na farmácia, a todos os medicamentos de que necessitam mobilizando toda a sociedade civil, para a constituição de um fundo solidário com base numa atividade contína de angarianção de fundos para apoio aos benefeciários carenciados.
É objectivo do programa abem: : Garantir o acesso aos medicamentos a todos os portugueses minimizando assim o impacto que o custo com medicamentos tem no orçamento de muitas famílias sem recursos, com necessidades sociais emergentes e/ou com elevados custos de medicação. : Contribuir para minimizar as desigualdades assistenciais dos portugueses e garantir um futuro transgeracional de acesso ao medicamento. : Operacionalizar um programa social de dimensão nacional através da incorporação de instrumentos tecnológicos na rede de farmácias portuguesas, a qual se constitui uma rede de proximidade com particular responsabilidade no acesso diário dos portugueses aos medicamentos. : Contribuir para minimizar as desigualdades assistenciais dos portugueses e garantir um futuro transgeracional de acesso ao medicamento. : Desenvolver um projeto agregador e mobilizador do setor da saúde social e parceiros diversos de naturez pública e privada, constituindo-se as farmácias como catalisadores sociais.
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa dinamizado pela Associação Dignitude e pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento motivados pelo atual contexto socioeconómico.
O abem: resulta de várias parcerias instituídas com entidades a nível local - autarquias, IPSS e outras instituições da área social. É um projeto que se pretende agregador de tantos outros já existentes no terreno para a maximização dos recursos disponíveis.
A nossa missão
Garantir que todos os portugueses têm acesso, nas farmácias, aos medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.
A nossa estratégia
Através de uma estratégia de fundraising, de dimensão global e mobilizadora de toda a sociedade civil, foi constituído um fundo solidário.
Esse fundo vai permitir aos cidadãos carenciados, referenciados pelas entidades locais, o acesso a toda a terapêutica comparticipada que lhes foi prescrita.
Para tal, basta apresentar na farmácia o cartão abem:.
Sem mais burocracias, com total dignidade.
Os princípios abem:
: Ser Solidário: destina-se a todos os cidadãos cujas condições de recursos os tornem elegíveis
: Ser Agregador: envolve todos os parceiros públicos, privados e sociais, bem como toda a sociedade
: Ter Dimensão Nacional: está próximo de todos os que dele necessitem
: Ser Permanente: não há interrupções no apoio prestado (caso a necessidade se mantenha)
: Ser Universal: permite o acesso a todas as terapêuticas comparticipadas prescritas
: Ser Seguro: utiliza a rede de farmácias existente
: Ser Equitativo: baseia a atribuição de benefícios exclusivamente nas condições de necessidade do beneficiário
: Ser Transparente: a gestão do Programa é autónoma de qualquer das entidades promotoras
: Ser Anónimo: não identifica explicitamente os beneficiários